sábado, 28 de maio de 2011

Tristeza do Jeca - Tonico e Tinoco

Composição de Angelino de Oliveira

Nestes versos tão singelos
Minha bela, meu amor
Prá você quero contar
O meu sofrer e a minha dor
Sou igual a um sabiá
Que quando canta é só tristeza
Desde o galho onde ele está

Nesta viola canto e gemo de verdade
Cada toada representa uma saudade

Eu nasci naquela serra
Num ranchinho beira-chão
Todo cheio de buracos
Onde a lua faz clarão
Quando chega a madrugada
Lá no mato a passarada
Principia um barulhão

Nesta viola, canto e gemo de verdade
Cada toada representa uma saudade

Lá no mato tudo é triste
Desde o jeito de falar
Pois o Jeca quando canta
Dá vontade de chorar

E o choro que vai caindo
Devagar vai-se sumindo
Como as águas vão pro mar.

-----

Fala galera!

É isso aí, hoje estou trazendo para vocês um clássico da música caipira.

Tristeza do Jeca, uma composição de Angelino de Oliveira, datada de 1918. Foi inspirada no personagem Jeca Tatu, do livro Urupês escrito por Monteiro Lobato. Pra quem não conhece a história do personagem, vale a pena conferir.

Essa música lembrar-me de minha infância. Meu pai sempre gostou deste tipo de música, e aos domingos, geralmente de tarde, ele ouvia e me contava da época em que ele morava no sítio. Comecei a gostar deste gênero musical, e até hoje quando ouço, lembro-me daqueles tempos.

A música possui tanto simplicidade quanto beleza, não é atoa que em 2009, noventa anos após sua composição, ela foi eleita a “melhor música caipira de todos os tempos”.

Quer deixar uma blogueira feliz?

É fácil, basta você discutir comigo essa música!

Aguardo seu comentário!

4 comentários:

  1. musica de raiz... muito bonita mesmo.... huhauhauha essa eu conheco boa parte, os violeiros de perto de casa, cantam e tocam quase tdos os domingos.. nao se ainda o fazem, mas qdo eu ainda ficava em casa tocavam....

    Ahhh.. parabens a galera pelo blog....

    Bruno !!!

    ResponderExcluir
  2. MARAVILHOS a música! Parabéns Dayane, excelente ecolha.
    Gosto muito de música de raiz, e nem sou tão velho assim mas já me sinto com propriedade ao dizer, "não se faz mais música como antigamente".
    Eu, que tenho uma formação mais ligada ao Rock fico feliz de poder relebrar a música caipira, tão sincera e emocionante.

    Muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, música demaiss, canto até hoje com alguns amigos, mas lembro dos tempos de criança, quando meu tio cantava ela pra mim.
    Parabéns, é um clássico que não pode ser esquecido

    "Eu nasci naquela serra
    Num ranchinho beira-chão"....

    ResponderExcluir